Neste final de semana assisti a uma reportagem bem interessante sobre o Vietnã.
Nela levantou-se a seguinte questão: Como um país pobre, isolado do mundo e dito atrasado em termos tecnológicos conseguiu derrotar três grandes potências mundiais - China, EUA e França.
Sem a pretensão de apresentar uma conclusão simplista, vários aspectos da cultura e da tradição vietnamita foram abordados.
Me chamou a atenção a felicidade de um povo que basicamente vive no campo cultivando arroz, pescando no Rio Negro e fazendo engenhos com bambu. Sempre ouvi falar das armadilhas usadas para surpreender os soldados americanos, mas o que vi na TV foram apenas rodas d'água e alicerces de casas feitas com este material. Enquanto nossas construções de alvenaria estão constantemente precisando de reformas, as deles duram tranquilamente vinte e cinco anos, e, quando estragam, são naturalmente substituídas por outras, preservando-se o meio ambiente.
Outros traços culturais evidenciados pela matéria foram a valorização e o respeito à família. Eles rendem cultos aos antepassados e dedicam suas vidas para garantir a sobrevivência das gerações futuras.
Olhando-se o mapa mundi, vimos o Vietnã encravado no pé da China. Por questões estratégicas, seu amplo litoral sempre foi objeto de cobiça. No entanto, resistiram às invasões e mantiveram-se fiéis às suas tradições.
Como eles conseguiram, só eles sabem...
3 comentários:
Depois de ter sido responsável por você apagar uma interessante postagem, lhe dou motivo para fazer uma outra.
Olha as regras no meu blog: http://umponto.wordpress.com/2009/06/11/memezinho/
Beijos de namorada para namorido.
*
oi Cris, eu te descobri aqui, na blogosfera, e já te adicionei... vou ficar te visitando para ler suas poucas, mas bem-traçadas linhas hehehe.
bjs
Dri*
Que texto gostoso de ler...me prendeu do início ao fimmmm...maravilhoso...
Beijos
Postar um comentário