30.12.09

Argamassa de PET

Afinal uma notícia realmente interessante: pesquisadores brasileiros conseguiram transformar a preocupante garrafa PET em argamassa.
Aquecendo o material a uns quatrocentos graus tem-se uma espécie de pasta, a qual, imediatamente aplicada entre tijolos cerâmicos - desses de construção - substitui com vantagem a tradicional massa de cimento e areia.
E que vantagem! Maior resistência da parede, menor consumo de ferro nas armações, menor emprego dos materiais minerais então substituídos, e o melhor - a redução do impacto ambiental.
Incrível como uma solução assim pode ser tão perfeita...
Os pesquisadores disseram que o mais difícil foi encontrar a temperatura ideal para se obter uma argamassa com utilidade prática.
O mundo tem jeito. Basta colocarmos num cadinho tudo aquilo que não presta mais ou que jamais prestou e aquecermos na temperatura correta.
Não seria como as velhas ordálias onde políticos corruptos de todas as ordens arderiam sem salvação, para o deleite do povo, mas uma alquimia livre de resíduos tóxicos. Ao invés de atearmos fogo nessa gente, na esperança vã de resultar em algo servível, vamos aprender a votar em gente decente e a entregar o poder nas mãos dos puros.
E eu que pensava não haver ética na ciência...