23.3.12

Chico Total

Hoje o Brasil ficou mais triste. A notícia da morte de Chico Anysio - o artista ímpar que fez do humor o trabalho da sua vida e com seu talento alegrou o povo por longos anos interpretando como ninguém as centenas de personagens que criou - abalou muitos dos seus companheiros de profissão, que o reverenciaram lamentando profundamente.
Vi o Jô Soares e o Renato Aragão sinceramente consternados, o que traduz o imenso vazio deixado no metiê. Também a Cláudia Jimenez e o Lúcio Mauro renderam-lhe belíssimos preitos.
Lá se vai mais um Chico brasileiro para o outro lado da vida, ou será que se foram milhares de Chicos dentro de um único Chico? Professor Raimudo, Tavares, Pantaleão, Painho, Bento Carneiro, Alberto Roberto, Jovem, Salomé de Passo Fundo, são apenas alguns desses Chicos que juntos sucumbiram à luta pela sobrevivência do corpo. O velho Chico cansou e se foi. Todos assistimos a sua luta terminal e os amigos próximos que o acompanharam nessas últimas horas deram testemunho de que o mestre do humor nunca deixou de ter humor próprio. Isso sim é sair vitorioso, apesar da morte, e merecer uma bela acolhida na casa do Senhor.
Por esta razão, hoje o Brasil ficou mais alegre. Já não sofre mais o velho e doente Chico Anysio, já não depende mais de aparelhos e de exaustivos cuidados médicos, já não está mais sob o domínio da dor e do sofrimento. Brilha no panteão dos artistas de todos os tempos e na memória dos familiares, amigos e fãs.